Dando seguimento ao curso, desenvolvemos algumas Situações de Aprendizagem voltadas para a análise de gêneros narrativos a partir de textos apresentados aos alunos.







terça-feira, 4 de junho de 2013

  A Leitura em Minha Infância

   Em minha casa, desde bem pequena, como tenho vários irmãos mais velhos e nossa convivência sempre foi ótima e ainda tive a sorte de eles gostarem de coisa boa, em música, em livros e de terem bastante paciência com os menores, sempre fui incentivada a ler.
   Primeiro com os gibis. Ao voltarem do trabalho passavam nas bancas de jornais - nessa época  na moda em nossa cidade  e eram realmente completas, contendo todo tipo de literatura em vários tipos de encadernação - e  traziam gibis para nós, os menores. Junto com a televisão que passava os desenhos da Disney acompanhávamos com os gibis do Pato Donald, Tio Patinhas, Mickey Mouse e outros.
   Mais adiante, entraram em voga as enciclopédias, que em nossa cidade eram vendidas ainda de porta em porta, algumas sob encomenda, pagas em parcelas. Minha mãe fez um esforço no orçamento já apertado, mas conseguiu comprar as principais coleções. Entre elas, as minhas preferidas eram as que mostravam o espaço, os mapas das constelações e a história da descoberta dos planetas e das observações astronômicas, o que me levou a querer ser astronauta !
   Havia também as enciclopédias que tratavam de generalidades, com muito conhecimento para uma criança. Apesar de superficiais, apresentavam o mundo todo em poucas linhas.
   Um fato  que marcou para mim o começo da minha descoberta da leitura ocorreu quando ganhei, na escola, três livros de uma campanha de estímulo à leitura, coisa inédita e rara naquele tempo. O principal deles, O Burrinho Alpinista, ainda em papel jornal, foi devorado em poucos dias e desde então o hábito da leitura foi fixado em minha vida.

Profª Greize de C Mosciaro de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário