Dando seguimento ao curso, desenvolvemos algumas Situações de Aprendizagem voltadas para a análise de gêneros narrativos a partir de textos apresentados aos alunos.







domingo, 16 de junho de 2013

Objetivo da Atividade: desenvolvimento da capacidade leitora focalizando o gênero textual crônica.
Texto: “Avestruz” de Mário Prata
Público-Alvo: 8º e 9º anos.
Competências e habilidades: interpretação do texto a partir de um tema; percepção da intertextualidade; produção de inferências; verificação e aplicação de recursos linguísticos.
Recursos: texto, lousa, giz, internet, dicionário.
Sequência de atividades:
Ativação de conhecimento de mundo
> Apresentar o título “Avestruz’”  -  conhecimentos prévios sobre a ave.
> Pesquisa Na internet sobre a avestruz (origem, imagem, altura, hábitos) – confrontar com dicionários.
> Pesquisar sobre o autor (estilo, obra, gênero, dados biográficos).
> Pesquisa sobre o gênero crônica.
> Trabalhar o título (antecipação). O que lhes sugere o título? O que vocês esperam encontrar na leitura do texto?
> Leitura do texto.
Checagem de hipóteses e localização de informações
> Verificação de lacunas no entendimento do texto em relação ao vocabulário.
> Percepção da intertextualidade (insere o texto bíblico, momento da criação)
> Elaboração de apreciações estéticas efeito de sentido, uso de recursos linguísticos voltados para o humor/ironia).
> Produção de inferências globais - (dedução) – As hipóteses levantadas quando da apresentação do título se confirmaram?
Percepção de outras linguagens
> Dramatização do texto( reescrita do texto de acordo com a ótica de cada grupo).

Profº José Edinor Manente

Nenhum comentário:

Postar um comentário