Sequência Didática: Gênero - Contos - Atividade – Situação de aprendizagem - 9º Ano
Duração da Sequência Didática: 6 aulas.
Conto: “ Meu primeiro beijo”.
“Habitamos o mundo das coisas, mas a verdade está no mundo das ideias, ao qual só se chega ao pensamento.” ( Platão )
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
- Localizar informações implícitas no texto;
- Examinar em textos o uso de primeira ou terceira pessoa e implicações no processo enunciativo ( narração em 1ª e 3ª pessoas – uso e função);
- Estabelecer relações intertextuais entre o texto e outros a que ele se refere;
- Produzir textos dos gêneros estudados, levando em conta: coerência, coesão, intencionalidade, situcionalidade e heterogeneidade;
- Revisar e editar o texto focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua;
ETAPAS:
- Inicie a aula interpretando um conto, fazendo com que os alunos mergulhem e viajem na história;
2. Peça aos alunos que formem um círculo. Espalhe, entre eles, diferentes exemplares de livros ou textos de contos. Deixe-os manusear livremente;
3. Explique: O que os Leitores ( alunos ) podem aprender com a Leitura:
- Podem apreciar a leitura e a escrita à partir da leitura de contos.
- Familiarizar-se com outros gêneros textuais.
- Desenvolver o gosto pela leitura.
- Compreender a estrutura textual da escrita de contos.
- Em seguida, o professor deverá contextualizar o trabalho, possibilitando a expressão oral, com o intuito de relembrar os contos que conhecem. Fazendo a seguinte abordagem:
a. Desses contos, quais vocês conhecem?
b. Quem lembra a historia de pelo menos um desses contos?
c. E os personagens, quem são?
*** Registre as hipóteses levantadas pelos alunos ( lousa/ cartaz);
- Entregue o texto “ Meu primeiro beijo” numa folha para cada um dos alunos. Proponha a leitura silenciosa e posteriormente a leitura compartilhada.
*** Peça aos alunos que notem durante a leitura realizada a magia que existe, e na oportunidade, explique aos alunos que as histórias, os contos, trazem encanto e sempre apresentam um conflito que necessita ser resolvido ao longo do desfecho da leitura.
6. Levante as seguintes questões:
* Você conhecia o conto “Meu primeiro beijo”, ou outro parecido com ele?
* Como é, resumidamente, a história deste conto?
* O que acham deste conto? Vocês gostam deste conto?
* Se as hipóteses anteriores à leitura foram confirmadas;
* Qual é o tema do texto?
* Quem são os personagens?
* Qual o cenário? Onde se passa a história?
7. Pergunte aos alunos se eles conhecem o autor.
* Leia a biografia do autor, citando alguns livros de sua autoria;
* Faça observações de data e momento histórico-social em que o texto foi escrito.
8. O professor fará a leitura e dividirá a turma em pequenos grupos e proporá que os alunos debatam o que acharam do mesmo, para que os com menos dificuldades, possam fazer inferências diretas aos alunos com mais dificuldades, fazendo com que o grupo todo participe da discussão.
9. Proponha aos alunos que façam a reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, dando o início da história para que eles concluam coletivamente o meio e o final do conto.
10. Prepare uma oficina para a correção da reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, com um roteiro previamente escrito em papel metro ou outro recurso visual.
11. Realize rodas de leitura oral adotando o papel de ouvinte atento ou de locutor cooperativo durante as exposições (debate);
12. Faça intervenções e observações das situações apresentadas pelos alunos.
13. Efetue avaliação processual.
Profº Benedito Figueira
Sequência Didática: Gênero - Contos - Atividade – Situação de aprendizagem - 9º Ano
Duração da Sequência Didática: 6 aulas.
Conto: “ Meu primeiro beijo”.
“Habitamos o mundo das coisas, mas a verdade está no mundo das ideias, ao qual só se chega ao pensamento.” ( Platão )
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:
- Localizar informações implícitas no texto;
- Examinar em textos o uso de primeira ou terceira pessoa e implicações no processo enunciativo ( narração em 1ª e 3ª pessoas – uso e função);
- Estabelecer relações intertextuais entre o texto e outros a que ele se refere;
- Produzir textos dos gêneros estudados, levando em conta: coerência, coesão, intencionalidade, situcionalidade e heterogeneidade;
- Revisar e editar o texto focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua;
ETAPAS:
- Inicie a aula interpretando um conto, fazendo com que os alunos mergulhem e viajem na história;
2. Peça aos alunos que formem um círculo. Espalhe, entre eles, diferentes exemplares de livros ou textos de contos. Deixe-os manusear livremente;
3. Explique: O que os Leitores ( alunos ) podem aprender com a Leitura:
- Podem apreciar a leitura e a escrita à partir da leitura de contos.
- Familiarizar-se com outros gêneros textuais.
- Desenvolver o gosto pela leitura.
- Compreender a estrutura textual da escrita de contos.
- Em seguida, o professor deverá contextualizar o trabalho, possibilitando a expressão oral, com o intuito de relembrar os contos que conhecem. Fazendo a seguinte abordagem:
a. Desses contos, quais vocês conhecem?
b. Quem lembra a historia de pelo menos um desses contos?
c. E os personagens, quem são?
*** Registre as hipóteses levantadas pelos alunos ( lousa/ cartaz);
- Entregue o texto “ Meu primeiro beijo” numa folha para cada um dos alunos. Proponha a leitura silenciosa e posteriormente a leitura compartilhada.
*** Peça aos alunos que notem durante a leitura realizada a magia que existe, e na oportunidade, explique aos alunos que as histórias, os contos, trazem encanto e sempre apresentam um conflito que necessita ser resolvido ao longo do desfecho da leitura.
6. Levante as seguintes questões:
* Você conhecia o conto “Meu primeiro beijo”, ou outro parecido com ele?
* Como é, resumidamente, a história deste conto?
* O que acham deste conto? Vocês gostam deste conto?
* Se as hipóteses anteriores à leitura foram confirmadas;
* Qual é o tema do texto?
* Quem são os personagens?
* Qual o cenário? Onde se passa a história?
7. Pergunte aos alunos se eles conhecem o autor.
* Leia a biografia do autor, citando alguns livros de sua autoria;
* Faça observações de data e momento histórico-social em que o texto foi escrito.
8. O professor fará a leitura e dividirá a turma em pequenos grupos e proporá que os alunos debatam o que acharam do mesmo, para que os com menos dificuldades, possam fazer inferências diretas aos alunos com mais dificuldades, fazendo com que o grupo todo participe da discussão.
9. Proponha aos alunos que façam a reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, dando o início da história para que eles concluam coletivamente o meio e o final do conto.
10. Prepare uma oficina para a correção da reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, com um roteiro previamente escrito em papel metro ou outro recurso visual.
11. Realize rodas de leitura oral adotando o papel de ouvinte atento ou de locutor cooperativo durante as exposições (debate);
12. Faça intervenções e observações das situações apresentadas pelos alunos.
13. Efetue avaliação processual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário