Dando seguimento ao curso, desenvolvemos algumas Situações de Aprendizagem voltadas para a análise de gêneros narrativos a partir de textos apresentados aos alunos.







domingo, 16 de junho de 2013

Sequência Didática: Gênero -  Contos  -   Atividade – Situação de aprendizagem -  9º Ano

Duração da Sequência Didática:  6 aulas.

    

Conto: “ Meu primeiro beijo”.

 

   “Habitamos o mundo das coisas, mas a verdade está no mundo das ideias, ao qual só se chega ao pensamento.”     ( Platão )

 

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

  • Localizar  informações  implícitas  no texto;
  • Examinar em textos o uso de primeira ou terceira pessoa e implicações no processo enunciativo ( narração em 1ª e 3ª pessoas – uso e função);
  • Estabelecer relações intertextuais entre o texto e outros a que ele se refere;
  • Produzir textos dos gêneros estudados, levando em conta: coerência, coesão, intencionalidade, situcionalidade e heterogeneidade;
  • Revisar e editar o texto focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua;

ETAPAS:

  1. Inicie a aula interpretando um conto, fazendo com que os alunos mergulhem e viajem na história;

2. Peça aos alunos que formem um círculo. Espalhe, entre eles, diferentes               exemplares de livros ou textos de contos. Deixe-os manusear livremente;

     3.  Explique: O que os Leitores ( alunos ) podem aprender com a Leitura:

   -  Podem apreciar a leitura e a escrita à partir da leitura de contos.
   -  Familiarizar-se com outros gêneros textuais.
   -  Desenvolver o gosto pela leitura.
   -  Compreender a estrutura textual da escrita de contos.

 

  1. Em seguida, o professor deverá contextualizar o trabalho, possibilitando a expressão oral, com o intuito de relembrar os contos que conhecem. Fazendo a seguinte abordagem:
a.      Desses contos, quais vocês conhecem?
b.      Quem lembra a historia de pelo menos um desses contos?
c.       E os personagens, quem são?
  ***  Registre as hipóteses levantadas pelos alunos ( lousa/ cartaz);

  1. Entregue o texto “ Meu primeiro beijo” numa folha para cada um dos alunos. Proponha a leitura silenciosa e posteriormente a leitura compartilhada.

*** Peça aos alunos que notem  durante a leitura realizada a magia que existe, e na oportunidade, explique aos alunos que as histórias, os contos, trazem encanto e sempre apresentam um conflito que necessita ser resolvido ao longo do desfecho da leitura.

 

     6. Levante as seguintes questões:

* Você conhecia o conto “Meu primeiro beijo”, ou outro parecido com ele?

* Como é, resumidamente, a história deste conto?

* O que acham deste conto? Vocês gostam deste conto?

* Se as hipóteses anteriores à leitura foram confirmadas;

* Qual é o tema do texto?

* Quem são os personagens?

* Qual o cenário? Onde se passa a história?

 

     7.  Pergunte aos alunos se eles conhecem o autor.

* Leia a biografia do autor, citando alguns livros de sua autoria;

* Faça observações de data e momento histórico-social em que o texto foi escrito.


      8. O professor fará a leitura e dividirá a turma em pequenos grupos e proporá que os alunos  debatam o que acharam do mesmo, para que os com menos dificuldades, possam fazer inferências diretas aos alunos com mais dificuldades, fazendo com que o grupo todo participe da discussão.


    9. Proponha aos alunos que façam a reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, dando o início da história para que eles concluam coletivamente o meio e o final do conto.


   10. Prepare uma oficina para a correção da reescrita do conto: “Meu primeiro beijo”, com um roteiro previamente escrito em papel metro ou outro recurso visual.

     11. Realize rodas de leitura oral adotando o papel de ouvinte atento ou de locutor cooperativo durante as exposições (debate);

     12. Faça  intervenções e observações das situações apresentadas pelos alunos.

     13. Efetue avaliação processual.

 

Profº Benedito Figueira



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário