Dando seguimento ao curso, desenvolvemos algumas Situações de Aprendizagem voltadas para a análise de gêneros narrativos a partir de textos apresentados aos alunos.







domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem
Texto – “Avestruz” de Mário Prata
Público Alvo: 9º Ano. Tempo previsto: 6 a 8 aulas.
Objetivo:  Proporcionar aos alunos situações diversificadas da leitura; articular conhecimentos prévios com as informações presentes no texto; e, identificar relações entre fatos e ideias e avaliar ideias, opiniões e  valores, posicionando-se diante deles.
Estatégias: Exposição de situações de discussão coletiva; pesquisa dirigida; produção escrita com base em dados apresentados ao longo das aulas.
Recursos: Lousa; internet; dicionário; e, o livro do autor.  
Competências e Habilidades:  Ler e analisar o gênero e identificar a sua estrutura; escutar e falar, respeitando o tempo do outro e o próprio; coletar, relacionar e anotar informações; trabalhar de maneira cooperativa; e, refletir e propor soluções para os problemas.
Sequência de Atividade:  1ª Etapa – Conhecimento prévio. Escrever o título do livro na lousa – “AVESTRUZ”. Perguntar para os alunos o que sabem sobre esse animal e anotar num canto da lousa as informações coletadas. Mostrar o livro para os alunos e perguntar se conhecem o autor “Mário Prata”.  Reconstruir oralmente o sentido do texto explorando os elementos da tipologia narrativa.   2ª Etapa – Durante a leitura. Perguntar o que sugere o título “AVESTRUZ”. Entregar o livro aos alunos. Leitura coletiva do texto. Localizar o tema central ou ideia principal. Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de influência ou consulta de dicionário. Identificar palavras-chave para determinação de conceitos veiculados. Construção do sentido global do texto.   3ª Etapa:  Depois da leitura. Pesquisar na internet sobre o autor “Mário Prata”, sobre crônicas e suas principais características.   4ª Etapa: Levantamento de discussão sobre os pontos de vista dos alunos. Verificar as hipóteses construídas pelos alunos (sobre o animal avestruz, tema central, ideia principal) confirmadas ou não. Perguntar o que acharam mais interessante no texto e na atividade desenvolvida. Fazer questionamentos como: ’A vontade de o menino querer o avestruz; Vocês já tinham ouvido falar desse animal?; Por que vocês acham que o menino gostava de animais diferentes? Ele era mimado? O que é interessante nesse gênero para vocês?’.  5ª Etapa: Avaliação. Organização de atividades individuais – Reescrita e coletivas – trabalho em duplas produtivas para análise crítica do texto e opinião sobre o texto.
Profª Greize de C. Mosciaro de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário